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1(ENEM- BR - 2011)Número Original: 113Código: 3119

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Manuel Bandeira
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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Estrada Esta estrada onde moro, entre duas voltas do caminho, Interessa mais que uma avenida urbana. Nas cidades todas as pessoas se parecem. Todo mundo é igual. Todo mundo é toda a gente. Aqui, não: sente-se bem que cada um traz a sua alma. Cada criatura é única. Até os cães. Estes cães da roça parecem homens de negócios: Andam sempre preocupados. E quanta gente vem e vai! E tudo tem aquele caráter impressivo que faz meditar: Enterro a pé ou a carrocinha de leite puxada por um bodezinho manhoso. Nem falta o murmúrio da água, para sugerir, pela voz dos símbolos, Que a vida passa! que a vida passa! E que a mocidade vai acabar. BANDEIRA, M. O ritmo dissoluto. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967. A lírica de Manuel Bandeira é pautada na apreensão de significados profundos a partir de elementos do cotidiano. No poema Estrada, o lirismo presente no contraste entre campo e cidade aponta para D o desejo do eu lírico de resgatar a movimentação dos centros urbanos, o que revela sua nostalgia com relação à cidade. a percepção do caráter efêmero da vida, possibilitada pela observação da aparente inércia da vida rural. a opção do eu lírico pelo espaço bucólico como possibilidade de meditação sobre a sua juventude. a visão negativa da passagem do tempo, visto que esta gera insegurança. a profunda sensação de medo gerada pela reflexão acerca da morte. Vo wo ow ww


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2(ENEM- BR - 2013)Número Original: 129Código: 30766

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Oswald de Andrade Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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brasilidade em construção a europa curvou-se ante o; 732 gat ao ED 420 att cette 201 Grantor 280 381 E meia dúzia na cabeça dos portugueses Meta diúgia, = 6 > Miia bean MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA. Oswald Andrade: o culpado de tudo. 27 ve 201 a 29 jan. 2012. São Poul: Prot Gren, 2012 O poema de Oswald de Andrade remonta à ideia de que a brasilidade está relacionada ao futebol. Quanto à questão da identidade nacional, as anotações em torno dos versos constituem O direcionamentos possíveis para uma leitura critica de dados histórico-culturais. forma clássica da construção poética brasileira. rejeição à ideia do Brasil como o país do futebol. intervenções de um leitor estrangeiro no exercício de leitura poética. lembretes de palavras tipicamente brasileiras substitutivas das originais. o 000


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3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 107Código: 3313

Segunda Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos) Nacionalismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Texto | Se eu tenho de morrer na flor dos anos, Meu Deus! não seja já; Eu quero ouvir na laranjeira, à tarde, Cantar o sabi Meu Deus, eu sinto e bem vês que eu morro Respirando esse ar; Faz que eu viva, Senhor! dá-me de novo Os gozos do meu lar! Dá-me os sítios gentis onde eu brincava Lá na quadra infantil; Dá que eu veja uma vez o céu da pátria, O céu de meu Brasil! Se eu tenho de morrer na flor dos anos, Meu Deus! Não seja já! Eu quero ouvir cantar na laranjeira, à tarde, Cantar o sabiá! ABREU, C. Poetas românticos brasileiros. São Paulo: Scipione, 1993 Texto II Aideologia romantica, argamassada ao longo do século XVIII e primeira metade do século XIX, introduziu- se em 1836. Durante quatro decênios, imperaram o “eu”, a anarquia, O liberalismo, o sentimentalismo, o nacionalismo, através da poesia, do romance, do teatro e do jornalismo (que fazia sua aparição nessa época). MOISES, M. A literatura brasilei: través dos textos. Sto Paulo: Cut, 1971 (fragmento), De acordo com as considerações de Massaud Moisés no Texto Il, o Texto | centra-se O no imperativo do “eu”, reforçando a ideia de que estar longe do Brasil é uma forma de estar bem, já que o país sufoca o eu lírico. O nonacionalismo, reforçado pela distância da pátria e pelo saudosismo em relação à paisagem agradável onde o eu lírico vivera a infância. @ na liberdade formal, que se manifesta na opção por versos sem métrica rigorosa e temática voltada para o nacionalismo. O no fazer anárquico, entendida a poesia como negação do passado e da vida, seja pelas opções formais, seja pelos temas. O no sentimentalismo, por meio do qual se reforça a alegria presente em oposição à infância, marcada pela tristeza.


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