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1(ETEC - 2022)Número Original: 24Código: 11801528

Segundo Semestre

Considerações sobre a condição da criança e do adolescente no Brasil do século XXI e ao longo da história .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - ETEC 2022
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Aa (a) (B) (o) (D) (E) TEXTO 1 Na Idade Média (476 a 1453), tanto a infância quanto a adolescência não eram reconhecidas como fases do desenvolvimento humano. No período de transição para a vida adulta, as maiores preocupações da comunidade eram a castidade e o casamento. Esse período não aparentava ser fonte de maiores preocupações: “os filhos de artesãos seguiriam artesãos, os pertencentes à aristocracia feudal se encaminhavam para a vida militar ou religiosa e o camponês seguiria camponês”. Acesso em: 10.04.2022. Adaptado. nálise dos textos nos permite concluir corretamente que na Idade Média crianças e adolescentes, ao chegarem à vida adulta, desempenhariam as atividades reservadas ao seu grupo social; no Brasil do século XXI, os estudantes têm liberdade para fazer escolhas de acordo com seus desejos e objetivos. a lei garante que, no Brasil do século XXI, ao alcançar a vida adulta, crianças e adolescentes serão sustentados pelos programas sociais do Estado, independente de seu esforço, organização e planejamento pessoal. na Idade Média crianças e adolescentes podiam escolher entre ser militares, camponeses ou artesãos; no Brasil do século XXI, os estudantes têm opções de carreira limitadas pela BNCC. crianças e adolescentes, no Brasil do século XXI, assim como na Idade Média, não são reconhecidos e, por isso, devem se comportar de acordo com os desejos e objetivos dos adultos. na Idade Média os pais se preocupavam com o futuro de seus filhos, uma vez que era preciso ser artesão ou camponês para pertencer à aristocracia feudal.


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2(USP - 2022)Número Original: 90Código: 11677465

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Ações do IPHAN de valorização dos patrimônios da memória histórica nacional .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Rio de Janeiro.b
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Questão de Vestibular - USP 2022
Questão de Vestibular - USP 2022
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O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro envidaram esforços no sentido de deixar exposta para a contemplação da população parte do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, com o objetivo de apresentar ao visitante, através daquele pequeno, mas representativo espaço, a materialização do momento mais trágico da nossa história, fazendo com que ele não seja esquecido. (...) A história do Cais do Valongo e do seu entorno está indissoluvelmente ligada à história universal, por ter sido a porta de entrada do maior volume de africanos escravizados nas Américas. O Rio de Janeiro era, então, a mais afro- atlântica das cidades costeiras do território brasileiro (...). Disponível em http://portal.iphan.gov.br/. O texto integra a proposta elaborada pelo IPHAN, em 2016, para inscrição do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo na lista do Patrimônio Mundial. Com base no documento, a história do Cais do Valongo se entrelaça à história universal, pois se relaciona ao (A)tráfico de africanos escravizados para a América de colonização portuguesa. (B) Rio de Janeiro como única cidade escravista das Américas na época colonial. (C)trabalho de escavação realizado por arqueólogos estrangeiros no passado. (D) fluxo de escravizados do Brasil para outras partes das Américas, após as independências. (E) esforço do IPHAN para silenciar a história da escravidão no mundo atlântico.


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3(UNESP - 2022)Número Original: 23Código: 11574150

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Reflexões sobre os símbolos da memória nacional e as propostas de ressignificação dos seus sentidos .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Estátuas famosas da cidade de São Paulo como a do bandeirante Borba Gato, em Santo Amaro, na Zona Sul, e a de Bartolomeu Bueno da Silva, no Parque Trianon, na Ave- nida Paulista, ganharam um “adereço macabro” nas últimas semanas. Com o objetivo de ressignificar a história das figuras que elas representam, um grupo de manifestantes colocou cavei- ras em frente a essas estátuas e as fotografou. As fotos vira- lizaram nas redes sociais. Bandeirantes como Borba Gato desbravaram territórios no interior do país e capturaram e escravizaram indígenas e negros. Isso quando não os matavam em confrontos que acabaram por dizimar etnias, segundo historiadores. (Bárbara Muniz Vieira. “Crânios são colocados ao lado de monumentos de bandeirantes para ressignificar historia de SP”. g1.globo.com, 27.10.2020. Adaptado.) Do ponto de vista histórico, a proposta de “ressignificar mo- numentos”, realizada pelo grupo, (A) é uma transferência para a história e a historiografia da prática de cancelamento de pessoas nas redes sociais. (B) entende a função da história como celebração dos mitos e heróis do passado. (C) representa uma análise crítica e um esforço de revisão da memória histórica. (D) demonstra uma percepção otimista e ufanista da identi- dade e do passado brasileiros. (E) mostra clara descrença na história e a valorização do tra- balho de artistas consagrados.


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4(UERJ - 2021)Número Original: 59Código: 10203229

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Leituras atuais sobre o sentido de pátria ressaltado nas expressões artísticas a partir do século XX .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2021
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E, bem pensado, mesmo na sua pureza, o que vinha a ser a Pátria? Não teria levado toda a sua vida norteado por uma ilusão, por uma ideia a menos, sem base, sem apoio, por um Deus ou uma deusa cujo império se esvaía? Não sabia que essa ideia nascera da amplificação da crendice dos povos greco-romanos de que os ancestrais mortos continuariam a viver como sombras e era preciso alimentá-las para que eles não perseguissem os descendentes? (...) Reviu a história; viu as mutilações, os acréscimos em todos os países históricos e perguntou de si para si: como um homem que vivesse quatro séculos, sendo francês, inglês, italiano, alemão, podia sentir a Pátria? Uma hora, para o francês, o Franco-Condado era terra dos seus avós, outra não era; num dado momento, a Alsácia não era, depois era e afinal não vinha a ser. Nós mesmos [brasileiros] não tivemos a Cisplatina e não a perdemos? (...) Certamente era uma noção sem consistência racional e precisava ser revista. LIMA BARRETO Triste Fim de Policarpo Quaresma, parte Ill, capítulo V. No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto abordou contradições da sociedade brasileira do início do período republicano. Nesse contexto, na reflexão que faz no trecho citado, o personagem Major Quaresma ressalta um entendimento em que a noção de pátria pode ser definida atualmente como: (A) herança cultural (B) comunidade imaginada (C) contingência geográfica ( D) determinação econômica


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5(ETEC - 2018)Número Original: 38Código: 7809096

Primeiro semestre

Patrimônio histórico da região do Cais do Valongo na capital do Rio de Janeiro no registro de memórias do samba e da escravidão no Brasil
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Questão de Vestibular - ETEC 2018
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r A história também é contada em lugares públicos e o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, é um desses lugares. escravista das Américas. conhecida como Pequena África, como a denominou o artista Heitor dos Prazeres nos primeiros anos do século XX. LO Acesso em: 14.11.2017. Adaptado. A “ Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham chegado da África ao Brasil por esse porto somente na primeira metade do século XIX; esse era o principal portão de entrada de escravizados africanos na maior cidade De acordo com as historiadoras Hebe Mattos e Martha Abreu, a região onde se localiza o antigo Cais é também Desde o final do século XIX, o local era um espaço de encontro de africanos e afro-brasileiros libertos e imigrantes pobres, que deixariam profundas marcas culturais na história da cidade, como o próprio nascimento do samba. Assinale a alternativa que corresponde corretamente às informações contidas no texto. (A) (B) Conhecida como Pequena África, a região da capital fluminense em que está o antigo Cais do Valongo se relaciona com a história da escravidão e com o nascimento do samba. A escravidão de africanos, pouco expressiva no Rio de Janeiro à época do Império, tem a sua história contada pela Pequena África, porto de entrada desses povos. No início do século XX, a Lei Eusébio de Queirós proibiu o tráfico de escravos e obrigou o fechamento do principal porto escravista das Américas, a Pequena África. Entre o início da escravidão no Brasil, no século XVI, e o seu término, no século XVIII, pouco menos de um milhão de africanos aportaram no Cais do Valongo. O Rio de Janeiro, maior cidade escravista das Américas, recebeu mais de um milhão de africanos nas décadas finais da escravidão, entre 1860 e 1910.


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