A Revolução Cubana veio demonstrar que os negros estão
muito mais preparados do que se pode supor para ascender
socialmente. Com efeito, alguns anos de escolaridade
francamente aberta e de estímulo à autossuperação
aumentaram, rapidamente, o contingente de negros que
alçaram aos postos mais altos do governo, da sociedade e
da cultura cubana. Simultaneamente, toda a parcela negra
da população, liberada da discriminação e do racismo,
confraternizou com os outros componentes da sociedade,
aprofundando o grau de solidariedade.
Tudo isso demonstra, claramente, que a democracia racial é
possível, mas só é praticável conjuntamente com a
democracia social. Ou bem há democracia para todos, ou
não há democracia para ninguém, porque à opressão do negro
condenado à dignidade de lutador da liberdade corresponde
© oprébrio do branco posto no papel de opressor dentro de
sua própria sociedade.
FISERO, D. O povo brslo: A formação
e o sentido do Brasil. São Paio: Companhia das Letras, 1999 (adaptado).
Segundo Darcy Ribeiro, a ascensão social dos negros
cubanos, resultado de uma educação inclusiva, com estímulos
à autossuperação, demonstra que
(A) a democracia racial está desvinculada da democracia
social.
(B) o acesso ao ensino pode ser entendido como um fator
de pouca importância na estruturação de uma sociedade.
(C) a questão racial mostra-se irrelevante no caso das
políticas educacionais do governo cubano.
(D) as políticas educacionais da Revolução Cubana adotaram
uma perspectiva racial antidiscriminatória.
(E) os quadros governamentais em Cuba estiveram fechados
aos processos de inclusão social da população negra.