Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - ENEM - Informativo-expositivo (interpretação de textos) - Funções da Linguagem Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Informativo-expositivo (interpretação de textos)
  • Funções da Linguagem
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2017)Número Original: 29Código: 6888219

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Funções da Linguagem
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

TEXTO | Fundamentam-se as regras da Gramática Normativa nas obras dos grandes escritores, em cuja linguagem as classes ilustradas pôem o seu ideal de perfeição, porque nela é que se espelha o que o uso idiomático estabilizou e consagrou. LIMA, C. H. R. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989. TEXTO II Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. Talvez porque a sensualidade real não tem para mim interesse de nenhuma espécie — nem sequer mental ou de sonho —, transmudou-se-me o desejo para aquilo que em mim cria ritmos verbais, ou os escuta de outros. Estremeço se dizem bem. Tal página de Fialho, tal página de Chateaubriand, fazem formigar toda a minha vida em todas as veias, fazem-me raivar tremulamente quieto de um prazer inatingível que estou tendo. Tal página, até, de Vieira, na sua fria perfeição de engenharia sintáctica, me faz tremer como um ramo ao vento, num delírio passivo de coisa movida. PESSOA, F. O livro do desassossego. São Paulo: Brasiliense, 1986. À linguagem cumpre diferentes funções no processo de comunicação. A função que predomina nos textos le II O destaca o “como” se elabora a mensagem, considerando-se a seleção, combinação e sonoridade do texto. coloca o foco no “com o quê” se constrói a mensagem, sendo o código utilizado o seu próprio objeto. focaliza o “quem” produz a mensagem, mostrando seu posicionamento e suas impressões pessoais. orienta-se no “para quem” se dirige a mensagem, estimulando a mudança de seu comportamento. enfatiza sobre “o quê” versa a mensagem, apresentada com palavras precisas e objetivas. v ooo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM - 2017)Número Original: 45Código: 6888880

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Funções da Linguagem
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

O exercício da crônica Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se diante de sua máquina, acende um cigarro, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com as suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia. das Letras, 1991. Nesse trecho, Vinicius de Moraes exercita a crônica para pensá-la como gênero e prática. Do ponto de vista dele, cabe ao cronista O criar fatos com a imaginação. reproduzir as notícias dos jornais. escrever em linguagem coloquial. construir personagens verossímeis. ressignificar o cotidiano pela escrita. VOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2009)Número Original: 42Código: 3692

Prova Fraudada - Segundo Dia

Informativo-expositivo (interpretação de textos) Funções da Linguagem
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

Em uma famosa discussão entre profissionais das ciências biológicas, em 1959, C.P. Snow lançou uma frase definitiva: “Não sei como era a vida antes do clorofórmio”. De modo parecido, hoje podemos dizer que não sabemos como era a vida antes do computador. Hoje não é mais possível visualizar um biólogo em atividade com apenas um microscópio diante de si; todos trabalham com o auxílio de computadores. Lembramo-nos, obviamente, como era a vida sem computador pessoal. Mas não sabemos como ela seria se ele não tivesse sido inventado. ZA D. Como ara a va artos db computado? Oceanar em Revista, 1, 2007 (acapado Neste texto, a função da linguagem predominante é (A) emotiva, porque o texto é escrito em primeira pessoa do plural. (B) referencial porque o texto trata das ciências biológicas, em que elementos como o clorofórmio e o computador impulsionaram ofazercientífico. (C) metalinguística, porque há uma analogia entre dois mundos distintos: o das ciências biológicas e o da tecnologia. (D) poética, porque o autor do texto tenta convencer seu leitor de que o clorofórmio é tão importante para as ciências médicas quanto o computador para as exatas. (E) apelativa, porque, mesmo sem ser uma propaganda, o redator está tentando convencer o leitor de que é impossível trabalhar sem computador, atualmente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2012)Número Original: 132Código: 10822

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
Exibir texto da questão

jo físico Putmões Músculos. Formecam oxigênio so Utzam o oxigénio para “sangue queimar combustivel para = produção de energia O pulmões podem O coração aumentado Or misculos adquirem receber maia ara tbm o podem queimar tunc mais oxigênio mais combuelive, sos especiaimente a gordura NIEMAN, D. Exercício e saúde. São Paulo: Manole, 1996 (adaptado) A partir dos efeitos fisiológicos do exercício fisico no organismo, apresentados na figura, são adaptações benéficas à saúde de um indivíduo: OQ Diminuição da frequência cardíaca em repouso e aumento da oxigenação do sangue. . Diminuição da oxigenação do sangue e aumento da frequência cardiaca em repouso. Diminuição da frequência cardiaca em repouso e aumento da gordura corporal. Diminuição do tônus muscular e aumento do percentual de gordura corporal v o o o Diminuição da gordura corporal e aumento da frequência cardiaca em repouso.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM - 2014)Número Original: 114Código: 4288254

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Rosa

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
Exibir texto da questão

A forte presença de palavras indigenas e africanas e de termos trazidos pelos imigrantes a partir do século XIX é um dos traços que distinguem o português do Brasil e o português de Portugal. Mas, olhando para a história dos empréstimos que o português brasileiro recebeu de línguas europeias a partir do século XX, outra diferença também aparece: com a vinda ao Brasil da família real portuguesa (1808) e, particularmente, com a Independência, Portugal deixou de ser o intermediário obrigatório da assimilação desses empréstimos e, assim, Brasil e Portugal começaram a divergir, não só por terem sofrido influências diferentes, mas também pela maneira como reagiram a elas. ARR. BASSO, R O português de gente a lingua que estucaros, e ingus que falamos. S80 Pave Context. 21 Os empréstimos linguísticos, recebidos de diversas linguas, são importantes na constituição do português do Brasil porque O deixaram marcas da história vivida pela nação, como a colonização e a imigração. O transformaram em um só idioma linguas diferentes, como as africanas. as indigenas e as europeias. @ promoveram uma língua acessível a falantes de origens distintas, como o africano, O Indigena e o europeu. O guardaram uma relação de identidade entre os falantes do português do Brasil e os do português de Portugal. O tornaram a lingua do Brasil mais complexa do que as línguas de outros países que também tiveram colonização portuguesa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?