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Busca de Exercícios - ENEM - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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41(ENEM- BR - 2012)Número Original: 107Código: 10834

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Aquele bêbado — Juro nunca mais beber — e fez o sinal da cruz com os indicadores. Acrescentou: — Álcool. O mais ele achou que podia beber. Bebia paisagens, músicas de Tom Jobim, versos de Mário Quintana. Tomou um pileque de Segall. Nos fins de semana, embebedava- se de Índia Reclinada, de Celso Antônio. — Curou-se 100% do vício — comentavam os amigos. Só ele sabia que andava mais bêbado que um gambá. Morreu de etilismo abstrato, no meio de uma carraspana de pôr do sol no Leblon, e seu féretro ostentava inúmeras coroas de ex-alcoólatras anônimos. ANDRADE, C.D. Contos plausivels. Rio de Janeiro: Record, 1991 A causa mortis do personagem, expressa no ultimo parágrafo, adquire um efeito irônico no texto porque, ao longo da narrativa, ocorre uma metaforização do sentido literal do verbo “beber”. aproximação exagerada da estética abstracionista. apresentação gradativa da coloquialidade da linguagem. exploração hiperbólica da expressão “inúmeras coroas”. citação aleatória de nomes de diferentes artistas. voos


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42(ENEM- BR - 2012)Número Original: 102Código: 10840

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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O sedutor médio Vamos juntar Nossas rendas e expectativas de vida querida, O que me dizes? Ter 2, 3 filhos e ser meio felizes? VERÍSSIMO, LF Poesia numa hora 1 Rio de Janeiro: Objetiva, 2002 No poema O sedutor médio, é possível reconhecer a presença de posições criticas o o nos três primeiros versos, em que “juntar expectativas de vida” significa que, juntos, os cônjuges poderiam viver mais, o que faz do casamento uma convenção benéfica. na mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade são ironizados, o que é acentuado pelo uso do adjetivo “médio” no título e do advérbio “meio” no verso final. no verso “e ser meio felizes?”, em que “meio” é sinônimo de metade, ou seja, no casamento, apenas um dos cônjuges se sentiria realizado. nos dois primeiros versos, em que “juntar rendas” indica que o sujeito poético passa por dificuldades financeiras e almeja os rendimentos da mulher. no título, em que o adjetivo “médio” qualifica o sujeito poético como desinteressante ao sexo oposto e inábil em termos de conquistas amorosas.


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43(ENEM- BR - 2012)Número Original: 101Código: 10843

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Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Das irmãs os meus irmãos sujando-se na lama e eis-me aqui cercada de alvura e enxovais eles se provocando e provando do fogo e eu aqui fechada provendo a comida eles se lambuzando e arrotando na mesa e eu a temperada servindo, contida os meus irmãos jogando-se na cama e eis-me afiançada por dote e marido QUEIROZ, S O sacro ofício. Bolo Horizonte. Comunicação, 1980. O poema de Sonia Queiroz apresenta uma voz lírica feminina que contrapõe o estilo de vida do homem ao modelo reservado à mulher. Nessa contraposição, ela conclui que @ a mulher deve conservar uma assepsia que a distingue de homens, que podem se jogar na lama. O a palavra “fogo” é uma metáfora que remete ao ato de cozinhar, tarefa destinada às mulheres. a luta pela igualdade entre os gêneros depende da ascensão financeira e social das mulheres. a cama, como sua “alvura e enxovais”, é um símbolo da fragilidade feminina no espaço doméstico. os papéis sociais destinados aos gêneros produzem efeitos e graus de autorrealização desiguais. vo o


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44(ENEM- BR - 2012)Número Original: 121Código: 10852

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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Ai, palavras, ai, palavras que estranha potência a vossa! Todo o sentido da vida principia a vossa porta: o mel do amor cristaliza seu perfume em vossa rosa; sois o sonho e sois a audácia, calúnia, fúria, derrota... Aliberdade das almas, ai! Com letras se elabora... E dos venenos humanos sois a mais fina retorta: frágil, frágil, como o vidro e mais que o aço poderosa! Reis, impérios, povos, tempos, pelo vosso impulso rodam... MEIRELES, C. Obra poética Ro de Janeiro: Nove Aguiar, 1985 (ragmert). O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidéncia, de Cecilia Meireles. Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagei O Aforça e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras. O As relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das palavras. O O significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela vida. O Renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas crenças. Como produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas intenções e gestos.


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45(ENEM- BR - 2013)Número Original: 110Código: 30742

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Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Adiva Vamos ao teatro, Maria José? Quem me dera, desmanchei em rosca quinze kilos de farinha, tou podre. Outro dia a gente vamos. Falou meio triste, culpada, e um pouco alegre por recusar com orgulho. TEATRO! Disse no espelho. TEATRO! Mais alto, desgrenhada. TEATRO! E os cacos voaram sem nenhum aplauso. Perfeita. PRADO, A Oráculo de maio. São Pao: Sctano, 109 Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele 6 produzido. Assim, o texto A diva @ narra um fato real vivido por Maria José. O surpreende o leitor pelo seu efeito poético. @ relata uma experiência teatral profissional. O descreve uma ação típica de uma mulher sonhadora. @ defende um ponto de vista relativo ao exercício teatral.


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