Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UERJ - Textos Literários em Verso (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 15Código: 9639

Segundo exame de qualificação

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2010
Exibir texto da questão

O poema sugere que o saber está relacionado à experiência. Essa relação encontra-se expressa principalmente nos seguintes versos: (A) Como dizer o sabor, / seu clarão seu perfume? ((. 7-8) (B) A linguagem dispõe / de conceitos, de nomes (/. 13-14) (C) mas o gosto da fruta / só o sabes se a comes (/. 15-16) (D) já que a coisa é fechada / à humana consciência. ((. 27-28)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 5Código: 10536

Primeiro exame de qualificação

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

O poema de Fernando Pessoa se relaciona com um mito grego que aproxima a alma — psique — do amor — eros -, simbolizados, respectivamente, pelos personagens Princesa e Infante. Esses dois personagens se tornam representativos da seguinte idéia: (A) Vivenciando o amor, enfrentamos o desespero. (B) Buscando o outro, descobrimos a nós mesmos. (C) Procurando o sonho, perdemos nossa identidade. (D) Perseguindo a solidão, encontramos o autoconhecimento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 6Código: 10538

Primeiro exame de qualificação

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

Além da referência intertextual a um mito grego, esse poema dialoga ainda com outro texto. Os únicos versos que não indicam, claramente, essa intertextualidade estão apontados em: (A) “Conta a lenda que dormia / Uma Princesa encantada” (v.1e2) (B) “A Princesa Adormecida, / Se espera, dormindo espera.” (v. 11 e 12) (C) “Longe o Infante, esforçado, / Sem saber que intuito tem,” (v. 16 e 17) (D) “E, vencendo estrada e muro, / Chega onde em sono ela mora.” (v. 29 e 30)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 9Código: 10620

Discursivo

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos) Predicativo do Sujeito (Complemento verbal)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

Observe os adjetivos sublinhados nas seguintes passagens dos textos Il e III, respectivamente: e livre se foi marrom para o telhado. (£. 8) Vai-se embora o negro-preto, voando barulhento que nem máquina de trem de ferro (£. 21) Ambos exercem a mesma função sintática, mas apenas no exemplo extraído do poema a construção gramatical surpreende o leitor com um efeito estilístico especial. Identifique a função sintática comum aos adjetivos sublinhados. Em seguida, explique por que o efeito estilístico é surpreendente apenas no exemplo extraído do poema.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 10Código: 10618

Discursivo

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Onomatopeia Textos Literários em Verso (Interpretação de textos) Neologismo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

O emprego das palavras com finalidade artístico-expressiva envolve recursos variados, dois dos quais estão exemplificados nas formas sublinhadas nas seguintes passagens dos textos Il e III, respectivamente: entre olhagens que me folham. (£. 15) subindo ladeira custosa, fluque-fluque, ((. 21 - 22) Nomeie o recurso lingúístico empregado em cada passagem e descreva o valor estilístico de cada um.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?