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321(UERJ- aa - 2017)Número Original: 55Código: 6627520

Primeiro exame de qualificação

Ações do governo Chinês de impacto cultural e social no século XXI.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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O governo chinês anunciou, nesta quinta-feira, que decidiu pôr fim à política do filho único. Por mais de três décadas, impediu-se que casais tivessem mais de uma criança, o que causou impacto na sociedade e na economia do pais. Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o Partido Comunista determinou que, agora, os casais poderão ter dois filhos. Adaptado de bbe.com, 29/10/2015. A principal justificativa para a decisão do governo chinês está apontada em: (A) ampliar o poder de consumo do mercado (B) reduzir o custo da mão de obra da indústria (C) viabilizar a proposta de democratização do estado (D) retardar o processo de envelhecimento da população


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322(UERJ - 2020)Número Original: 55Código: 7505384

Primeiro Exame de Qualificação

Aspectos e características do movimento terrorista da Ku Klux Klan criada após a guerra-civil norte-americana do século XIX.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Pôster do filme commons.wikimedia.org O filme “O nascimento de uma nação”, lançado em 1915, foi baseado no livro The clansmen, publicado em 1905, de autoria do reverendo Thomas Dixon. Assim como Dixon, o diretor do filme, D. W. Griffith, foi um admirador da Ku Klux Klan. Ainda hoje atuando nos E.U.A., a Ku Klux Klan defende o seguinte princípio: A) ética capitalista B) destino manifesto C D supremacia racial O O A ) ) cultura individualista


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323(UERJ- RJ - 2016)Número Original: 48Código: 6329995

Segundo exame de qualificação

Fatos e momentos históricos da China comunista no século XX e XXI
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Questão de Vestibular - UERJ 2016
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CAMPOS DE “REEDUCAÇÃO PELO TRABALHO” NA CHINA: A MUDANÇA DE UM SISTEMA DE OPRESSÃO POR OUTRO A extinção do sistema chinês de campos de “reeducação pelo trabalho” (RTL) arrisca não ser mais do que uma mudança cosmética. “Abolir o sistema de RTL é um passo na direção certa. Mas há agora indicadores de que isto é apenas para desviar as atenções públicas dos abusos cometidos naqueles campos, onde a tortura é uma prática sistemática. É claro que as políticas subjacentes de castigar pessoas pelas suas atividades políticas ou pelas suas crenças religiosas não mudaram. Os abusos e a tortura continuam na China, apenas assumiram uma expressão diferente”, sustenta a perita Corinna Barbara Francis, da Anistia Internacional. Adaptado de amnistia-internacional pt, 17/12/2013. Nas últimas quatro décadas, o sistema político chinês vem evoluindo de forma muito lenta, se comparado às grandes mudanças econômicas observadas no pais. A prática mencionada no texto foi intensamente utilizada no momento da história chinesa denominado: (A) Longa Marcha (B) Guerra do Ópio (C) Revolução Cultural (D) Levante dos Boxers


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324(UERJ- RJ - 2014)Número Original: 53Código: 18019

Primeiro exame de qualificação

Processos políticos, sociais e culturais nas relações entre o Estado e as expressões dinâmicas de indivíduos e grupos na sociedade.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2014
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É som de preto de favelado mas quando toca ninguém fica parado (e) O nosso som não tem idade, não tem raça E não tem cor Mas a sociedade pra gente não dá valor Só querem nos criticar pensam que somos animais Se existia o lado ruim hoje não existe mais Porque o funkeiro de hoje em dia caiu na real (e) MAC Amilcka letras.mus.br Projeto de lei 4124/2008 O movimento funk do Brasil constitui-se, hoje, em atividade das mais relevantes. Consagrado como voz da periferia, o funk põe em evidência, mais do que um mero estilo musical, um modo de vida — a linguagem, os signos e os emblemas — de uma parte da juventude brasileira que até então foi praticamente invisível aos olhos da nossa sociedade. Adaptado de camara.gov.br. A lei que transforma o funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009. A principal razão para esse reconhecimento legal está associada à política de: (A) defesa de ritmos brasileiros (B) inclusão de grupos políticos (C) projeção de jovens intérpretes (D) valorização de manifestações populares


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325(UERJ- RJ - 2016)Número Original: 53Código: 6330000

Segundo exame de qualificação

Aspectos sociais no processo de favelização do Rio de Janeiro no século XX e XXI.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2016
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No início do século XXI, as favelas da cidade do Rio de Janeiro não são apenas distintas daquelas existentes há cinquenta anos, como também apresentam diferenças internas que foram constituídas ao longo do tempo e de sua expansão espacial. No entanto, a visão homogeneizante, que considera “iguais” todas as favelas, ainda está presente no senso comum — e também nas práticas de alguns agentes do setor público. Trata-se de uma visão que não dá conta da complexa dinâmica socioespacial das favelas cariocas e deve, portanto, ser revista. Gerônimo Leitão Adaptado de observatoriodefavelas org br. Uma característica socioespacial presente no conjunto das favelas cariocas e que contribui para o tipo de visão a que o autor do texto faz referência é: (A) densidade elevada de habitações (B) valorização semelhante dos imóveis (C) sociabilidade reduzida de moradores (D) topografia acidentada dos assentamentos


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