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1(UNESP - 2022)Número Original: 34Código: 11573885

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Fatos e processos históricos sobre a dinâmica do tráfico de escravos para o Brasil e do sistema escravista do período colonial .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Questões com dados e estatísticas (História).g
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Real alicerce da sociedade, os escravos chegaram a constituir, em regiões como o Recôncavo, na Bahia, mais de 75% da população. Desde o século XVI e até a extinção do tráfico, em 1850, o regime demográfico adverso verifica- do entre os cativos — em razão das mortes prematuras e da baixa taxa de nascimento — levou a uma taxa de crescimento negativo [...). (Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.) A variação demográfica indicada no excerto provocou (A) a proibição das punições físicas e a melhoria no trata- mento destinado aos escravizados. (B) o surgimento de leis destinadas à redução do uso de escravizados nas lavouras de cana. (C) o apoio da Coroa portuguesa ao apresamento e à escra- vização de indígenas. (D) a necessidade constante de importação de mão de obra de africanos escravizados. (E) o estímulo à imigração e a transição para o trabalho assalariado nas cidades e no campo.


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2(UNESP- SP - 2020)Número Original: 35Código: 7505935

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos do sentido da escravidão no contexto do sistema colonial brasileiro .f Questões com Mapas (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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A “despersonalização” e a “dessocialização” dos escraviza- dos podem ser associadas, respectivamente, (A) ao fato de que os escravos eram identificados por núme- ros marcados a ferro e à interdição do contato entre os cativos e seus senhores. (B) à noção do escravo como mercadoria e ao fato de que os africanos eram extraídos de sua comunidade de origem. (C) à noção do escravo como tolerante ao trabalho compul- sório e ao fato de que ele era proibido de fazer amizades ou constituir família. (D) ao fato de que os escravos eram etnologicamente indis- tintos e à proibição de realização de festas e cultos. (E) à noção do escravo como desconhecedor do território colonial e ao fato de que ele não era reconhecido como brasileiro.


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3(UNESP- SP - 2020)Número Original: 34Código: 7505933

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Formação do Brasil através da rota de comércio do Atlântico .f Questões com Mapas (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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O texto estabelece a formação do Brasil a partir da navega- ção marítima, o que implica reconhecer a importância (A) da imposição de uma lógica global de comércio e da dis- solução das fronteiras entre os territórios colonizados na América. (B) do domínio colonial de Portugal sobre o litoral africano e da intermediação espanhola no tráfico escravagista. (C) do controle das rotas marítimas por navegadores italianos e da conformação do conceito geográfico de Ocidente. (D) da constituição do espaço geográfico do Atlântico Sul e da relação estabelecida entre os continentes americano e africano. (E) do surgimento do tráfico de africanos escravizados e das relações comerciais do Brasil com a América espanhola.


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4(UNESP- SP - 2008)Número Original: 6Código: 14591

Provas Específicas - Ciências Humanas - Meio de Ano

Escravidão no Período Colonial (Economia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Pelos grandes inconvenientes que se seguem em se desmante- larem alguns engenhos e partidas de escravos para irem para as minas do que resultará não só o prejuizo na falta de açúcares como também a fazenda real: por cuja causa ordeno e mando que nenhum senhor de engenho nem de partidos de canas e lavradores de mandioca possam mandar os negros pertencentes às ditas lavouras para as minas. (Medida do governador Artur de Sá e Meneses, de 26 de março de 1700.) Identifique na determinação legal do governador a relação entre o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a desorganização da produção do nordeste da Colônia.


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5(UNESP- SP - 2010)Número Original: 34Código: 13927

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Escravidão no Período Colonial (Economia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer governar cabana, e vinha, Não sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. () Estupendas usuras nos mercados, Todos, os que não furtam, muito pobres, E eis aqui a Cidade da Bahia. (Gregório de Matos. “Descreve o que era realmente naquelle tempo a cidade da Bahia de mais enredada por menos confusa”, in Obra poética (org. James Amado), 1990.) O poema, escrito por Gregório de Matos no século XVII, (A) representa, de maneira satírica, os governantes e a desones- tidade na Bahia colonial. (B) critica a colonização portuguesa e defende, de forma nati- vista, a independência brasileira. (C) tem inspiração neoclássica e denuncia os problemas de mo- radia na capital baiana. (D) revela a identidade brasileira, preocupação constante do modernismo literário. (E) valoriza os aspectos formais da construção poética parnasia- na e aproveita para criticar o governo.


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