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1(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 7Código: 4503

Primeira Fase - Prova Q e Z

Determinação da frequência de gametas envolvendo três genes sem a ocorrência de crossing-ove .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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Considere um indivíduo heterozigoto para três genes. Os alelos dominantes A e B estão no mesmo cromossomo. O gene C tem segregação independente dos outros dois genes. Se não houver crossing-over durante a meiose, a frequência esperada de gametas com genótipo abc produzidos por esse indivíduo é de a) 1/2. b) 1/4. o 1/6. d) 1/8.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNICAMP - 2022)Número Original: 14Código: 11674930

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Biológicas e Saúde

Probabilidades (Lei da Segregação Independente)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
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Embora a teoria cromossômica mendeliana da hereditariedade estivesse bem fundamentada na década de 1920, buscavam-se evidências celulares de que os cromossomos trocavam partes (crossing-over). Essas evidências justificariam porque algumas observações diferiam do esperado pela segregação independente de cromossomos. a) Diversos estudos sobre a genética de milho, conduzidos por Lowell Fitz Randolph, buscaram identificar evidências celulares do crossing-over em metafase |. Entretanto, quando Bárbara McClintock investigou o crossing-over em paquíteno (uma das subfases da prófase |), a pesquisadora obteve sucesso junto ao microscópio. Explique uma razão do sucesso nos experimentos de Bárbara McClintock. Cite uma importância do crossing-over. b) A tabela ao lado representa a proporção fenotípica de indivíduos (geração F1), após o cruzamento, em um experimento realizado em milho. Sendo os genes responsáveis pelos fenótipos F, G e H ligados nesta sequência, o que é possível inferir sobre a distância entre os genes? Justifique. Considere que f, g e h representam estados fenotípicos alternativos para os caracteres controlados pelos genes responsáveis por F, G e H, respectivamente. A partir das informações fornecidas e de seus conhecimentos sobre genética e biologia celular, explique por que as frequências observadas diferem do que seria esperado, considerando-se a Segunda Lei de Mendel. Frequência | Fenótipo 40% FGH 40% fgh 2,5% Fgh 2,5% fGH 7,5% FGh 7,5% fgH


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