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1(UNIFESP - 2021)Número Original: 11Código: 9494757

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Relação entre a velocidade inicial ascendente e o tempo de vôo em um lançamento vertical partindo e parando sob mesma altura .f Cálculo da energia potencial gravitacional (Aplicação simples) .f Cálculo da velocidade terminal na queda livre dado a altura da queda .f Intradisciplinar nos Iítens Separados (Não Sequencial) (Discursivas)
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2021
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Um gato encontra-se parado na beirada de um telhado, observando alguns pássaros. A beirada do telhado está a 5 m do chão, a massa do gato é 3 kg, a aceleração da gravidade vale 10 m/s? e a resistência do ar é desprezível. Determine: a) a energia potencial gravitacional que o gato possui quando se encontra em repouso na beirada do telhado e o módulo da velocidade com a qual ele chegaria ao chão se acidentalmente sofresse uma queda livre, após pisar em uma telha solta. b) o tempo de permanência do gato no ar, supondo que, na tentativa frustrada de apanhar um pássaro em voo, o gato salte verticalmente para cima com velocidade inicial de 4 m/s, subindo e voltando para o ponto inicial de seu salto, na beirada do telhado.


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2(UNIFESP - 2016)Número Original: 12Código: 9494072

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Fórmula da relação entre o peso, a normal e a força de atrito de um corpo em um plano inclinado .f Deslizamento Suave com sobe e desce e (ou) loop (em sistemas não conservativos) .f Teorema da energia cinética (Frenagem com força de atrito) .f
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2016
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Um garoto de 40 kg está sentado, em repouso, dentro de uma caixa de papelão de massa desprezível, no alto de uma rampa de 10 m de comprimento, conforme a figura. escala Para que ele desça a rampa, um amigo o empurra, imprimindo-lhe uma velocidade de 1 m/s no ponto A, com direção paralela à rampa, a partir de onde ele escorrega, parando ao atingir o ponto D. Sabendo que o coeficiente de atrito ciné- tico entre a caixa e a superfície, em todo o percurso AD, é igual a 0,25, que sen 6 = 0,6, cos 6 = 0,8,g = 10 m/s? e que a resistência do ar ao movimento pode ser desprezada, calcule: a) o módulo da força de atrito, em N, entre a caixa e a rampa no ponto B. b) a distância percorrida pelo garoto, em metros, desde o ponto A até o ponto D.


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3(UNIFESP - 2020)Número Original: 11Código: 9494657

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Fórmula da velocidade angular média e sua relação com a velocidade linear em um movimento linear (Estilo radar e foguete) .f Rompimento unidirecional gerando dois corpos livres (Aplicação simples) .f Intradisciplinar nos Iítens Separados (Sequencial) (Discursivas)
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2020
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Um foguete de massa M partiu do repouso da posição A, no solo horizontal, e subiu verticalmente, monitorado por um radar que o seguiu durante determinado trecho de seu percurso, mantendo-se sempre apontado para ele. A figura 1 mostra o foguete na posição B, a 8500 m de altura, com a linha que liga o radar a ele inclinada de um ângulo a = 1 rad em relação à horizontal. Para acompanhar o foguete no trecho AB, o radar girou ao redor de um eixo horizontal que passa por ele, com velocidade angular média wo ., = 0,02 rad/s. Um pouco mais tarde, ao passar pela posição C, com velocidade de 4600 km/h, o primeiro estágio do foguete (de cor azul, nas figuras), de massa ~ desacoplou-se do res- tante do veículo. Imediatamente após o desacoplamento, devido à ação de forças internas, a velocidade escalar do primeiro estágio foi reduzida a 3000 km/h, na mesma direção e sentido da velocidade do foguete no trecho AB, conforme mostra a figura 2. FIGURA 1 FIGURA 2 Posição B ba pa 4600 nin] Vc “ ' | 8500 m A a“ ! M eo 7 Radar ,” ! 3 EE 000 km/h Na [er iy Posição C pe Posição A Solo Considerando a massa total do foguete (M) constante, calcule: a) a velocidade escalar média do foguete, em m/s, no trecho AB de sua subida vertical. b) a velocidade escalar instantânea v. do foguete, em m/s, sem o primeiro estágio, imediatamente após o desacopla- mento ocorrido na posição C.


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4(UNIFESP - 2015)Número Original: 12Código: 9482540

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Relação entre o atrito estático e o ângulo de inclinação do plano.f Cálculo da relação entre a normal na horizontal e no plano inclinado em um objeto na iminência do movimento (Atrito estático) .f
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2015
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Um abajur está apoiado sobre a superfície plana e horizontal de uma mesa em repouso em relação ao solo. Ele é acionado por meio de um cordão que pende verticalmente, paralelo à haste do abajur, conforme a figura 1. Para mudar a mesa de posição, duas pessoas a transportam inclinada, em movimento retilíneo e uniforme na direção horizontal, de modo que o cordão mantém-se vertical, agora inclinado de um ângulo 0 = 30º, constante em relação à haste do abajur, de acordo com a figura 2. Nessa situação, o abajur continua apoiado sobre a mesa, mas na iminência de escorregar em relação a ela, ou seja, qualquer pequena inclinação a mais da mesa provo- caria o deslizamento do abajur. FIGURA 1 FIGURA 2 _ «—haste cordão — vertical Calcule: ~ N , , , - a) o valor da relação NS sendo N, o módulo da força normal que a mesa exerce sobre o abajur na situação da 2 figura 1 e N, o módulo da mesma força na situação da figura 2. b) o valor do coeficiente de atrito estático entre a base do abajur e a superfície da mesa.


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5(UNIFESP - 2019)Número Original: 14Código: 9494556

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Tópicos de Óptica Lentes Esféricas
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2019
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Um caminhão de 2 m de altura e 6 m de comprimento está parado a 15 m de uma lente esférica delgada de distância focal igual a 3 m. Na figura, fora de escala, estão representados o caminhão, a lente e a imagem do caminhão conjugada pela lente. Vv 15m fora de escala Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss, calcule, em m: a) a altura (y) da imagem da frente do caminhão. b) o comprimento (x) da imagem do caminhão.


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