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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2011)Número Original: 27Código: 12448

Inverno

Missão artística francesa
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
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Achegada da Familia Real ao Brasil trouxe incremen- to à vida cultural e modificações de ordem político- administrativa, com reflexos na economia Considerando a primeira metade do século XIX, é correto apontar, como exemplo de medida adotada, A) o início do monopólio comercial da Colônia, com o fechamento dos portos às nações amigas. B) a proibição para o funcionamento de indústrias no território C) apromoção da melhoria de aeroportos e a dupli- cação de estradas. D) acriação do Ministério da Educação, Desportos e Turismo. E) a criação de instituições científicas, artísticas e financeiras, algumas ainda existentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 2

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Missão artística francesa

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Questões Parecidas

1(UEA - 2016)Número Original: 14Código: 7821785

Macro - Conhecimentos Gerais

Testemunhos de Saint-Hilaire sobre as relações entre colonos e indígenas na região do Espírito Santo .f Espírito Santo.b
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Os historiadores não estão de acordo quanto ao nome das tribos selvagens que, no tempo do descobri- mento, habitavam entre Cabapuana e o Rio Doce, mas sabe-se que, na época em que o Rei D. João Ill repartiu o litoral do Brasil, doou, em 1534, a Província do Espírito Santo ao nobre português Vasco Fernandes Coutinho. Os portugueses conseguiram, inicialmente, muitas vitórias sobre os apavorados indígenas. Mas, exasperados pelas crueldades dos portugueses, os índios destruíram as plantações de seus inimigos, queimaram-lhes as casas e massacraram todos quantos lhes caíram nas mãos. (Auguste de Saint-Hilaire. Viagem ao Espírito Santo e Rio Doce, 1974. Adaptado.) O francês Saint-Hilaire visitou, de 1816 a 1822, várias partes do Brasil. Seu relato, feito a partir do que viu na região do atual estado do Espírito Santo, revela um aspecto presente na colonização do país: (A) a oposição das comunidades indígenas aos proces- sos econômicos de extração das riquezas florestais por meio do escambo. (B) o estado de guerra entre colonizadores e colonizados derivado, muitas vezes, da escravização da mão de obra indígena. (C) o confinamento das nações indígenas em reduções jesuíticas com a finalidade de aculturá-los e cristia- nizá-los. (D) a aliança de tribos indígenas com corsários e inva- sores estrangeiros de territórios litorâneos da colônia brasileira. (E) a imposição pelos comerciantes europeus de baixos preços às mercadorias indígenas de exportação, como as drogas do sertão.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 52Código: 17800

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Missão artística francesa
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Napoleão em seu estúdio, Retrato de D.João VI Debret,1817 Jacques-Louis David, 1812 Neste ano, em que comemoramos as relações Brasil-França, verificamos que as interfaces que ligam as duas nações são marcantes ao longo de toda a nossa história. A presença da família real portuguesa no Brasil, em 1808, motivou, entre outros eventos, a vinda da Missão Artística Francesa, em 1816, porque a) b) o estilo neoclássico trazido pelos artistas franceses traduzia o modelo ideal de civilização, de acordo com os padrões da classe dominante européia, sendo essa a imagem que o governo português desejava transmitir, nesse momento, do Brasil. a arte acadêmica, fruto da Missão Francesa chefiada por Joaquim Lebreton, tinha, como objetivo, alterar o gosto e a cultura nacional, ainda marcadamente influenciada pela opulência do Barroco e pela tradição indígena. a arte acadêmica, afastando-se dos motivos religiosos e exaltando o poder civil, as datas e os personagens históricos, agradava mais às classes populares nacionais, ansiosas por imitarem os padrões europeus. somente artistas franceses poderiam retratar, com exatidão e competência, a paisagem e os costumes brasileiros, modificados com a vinda da família real para a colônia. era necessário criar, na colônia, uma Academia Real de Belas Artes, a fim de cultivar e estimular, nos trópicos, a admiração pelos padrões intelectuais e estéticos portugueses, reconhecidamente superiores.


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