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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2013)Número Original: 118Código: 30749

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Plebeísmo Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Interpretação de Frases
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Futebol: “A rebeldia é que muda o mundo” Conheça a história de Afonsinho, o primeiro jogador do futebol brasileiro a derrotar a cartolagem e a conquistar o Passe Livre, há exatos 40 anos Pelé estava se aposentando pra valer pela primeira vez, então com a camisa do Santos (porque depois voltaria a atuar pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos), em 1972, quando foi questionado se, finalmente, sentia-se um homem livre. O Rei respondeu sem titubear: Homem livre no futebol só conheço um: o Afonsinho. Este sim pode dizer, usando as suas palavras, que deu o grito de independência ou morte. Ninguém mais. O resto é conversa. Apesar de suas declarações serem motivo de chacota por parte da mídia futebolística e até dos torcedores brasileiros, o Atleta do Século acertou. E provavelmente acertaria novamente hoje. Pela admiração por um de seus colegas de clube daquele ano. Pelo reconhecimento do caráter e personalidade de um dos jogadores mais contestadores do futebol nacional. E principalmente em razão da hi de luta — e vitória — de Afonsinho sobre os cartolas. ANDREUCCL R. Disponível em: htpcarosamigos era com.br Acesso em: 19 ago. 201 O autor utiliza marcas linguísticas que dão ao texto um caráter informal. Uma dessas marcas é identificada em: --) O Atleta do Século acertou.” Rei respondeu sem titubear [...]". “E provavelmente acertaria novamente hoje.” woe Sstava se aposentando pra valer pela primeira vez [..J. “Pela admiração por um de seus colegas de clube daquele ano.” o 0000


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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Plebeísmo - Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(UERJ - 2020)Número Original: 21Código: 7505405

Primeiro Exame de Qualificação

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Falas e pensamentos de personagens podem ser incorporados pelo narrador, em discurso indireto livre, como se observa em: (A) pegava o caniço, a latinha de iscas, e ia pescar na beira do rio. (/. 2) (B) Que aquilo era perigoso, que ficava muito só, que poderia ter um mal súbito. ((. 3-4) (C) O velho entrou, assim, na categoria dos ausentes. (/. 5-6) ( D) Demorava um pouco a chegar porque seus passos eram lentos, (¢. 8-9)


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2(UERJ - 2020)Número Original: 13Código: 7505396

Primeiro Exame de Qualificação

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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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No conto de Marina Colasanti, Bem e Mal são ideias personificadas. Essa personificação é identificada pela narração de: (A) ações (B) crenças (C) desejos ( D) sentimentos


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3(UERJ - 2020)Número Original: 17Código: 7505388

Primeiro Exame de Qualificação

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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Tanto o conto de Marina Colasanti quanto o quadro de René Magritte pôem em evidência a seguinte condição da criação artística: (A) a razão (B) a beleza (C) a verdade (D) a imaginação


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4(ENEM- BR - 2019)Número Original: 44Código: 7456162

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Toca a sirene na fábrica, e o apito como um chicote bate na manhã nascente e bate na tua cama no sono da madrugada. Ternuras da áspera lona pelo corpo adolescente. É o trabalho que te chama. Às pressas tomas o banho, tomas teu café com pão, tomas teu lugar no bote no cais do Capibaribe. Deixas chorando na esteira teu filho de mãe solteira. Levas ao lado a marmita, contendo a mesma ração do meio de todo o dia, a carne-seca e o feijão. De tudo quanto ele pede dás só bom-dia ao patrão, e recomeças a luta na engrenagem da fiação. MOTA, M. Canto ao meio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964. Nesse texto, a mobilização do uso padrão das formas verbais e pronominais v O OOo ajuda a localizar o enredo num ambiente estático. auxilia na caracterização física do personagem principal. acrescenta informações modificadoras às ações dos personagens. alterna os tempos da narrativa, fazendo progredir as ideias do texto. está a serviço do projeto poético, auxiliando na distinção dos referentes.


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5(ENEM- BR - 2019)Número Original: 21Código: 7456081

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Menina A máquina de costura avançava decidida sobre o pano. Que bonita que a mãe era, com os alfinetes na boca. Gostava de olhá-la calada, estudando seus gestos, enquanto recortava retalhos de pano com a tesoura. Interrompia às vezes seu trabalho, era quando a mãe precisava da tesoura. Admirava o jeito decidido da mãe ao cortar pano, não hesitava nunca, nem errava. A mae sabia tanto! Tita chamava-a de ( ) como quem diz ( ). Tentava não pensar as palavras, mas sabia que na mesma hora da tentativa tinha-as pensado. Oh, tudo era tão difícil. A mãe saberia o que ela queria perguntar-lhe intensamente agora quase com fome depressa depressa antes de morrer, tanto que não se conteve e — Mamãe, o que é desquitada? — atirou rápida com uma voz sem timbre. Tudo ficou suspenso, se alguém gritasse o mundo acabava ou Deus aparecia — sentia Ana Lúcia. Era muito forte aquele instante, forte demais para uma menina, a mãe parada com a tesoura no ar, tudo sem solução podendo desabar a qualquer pensamento, a máquina avançando desgovernada sobre o vestido de seda brilhante espalhando luz luz luz. ÂNGELO, |. Menina. In: A face horrível. São Paulo: Lazuli, 2017. Escrita na década de 1960, a narrativa põe em evidência uma dramaticidade centrada na insinuação da lacuna familiar gerada pela ausência da figura paterna. associação entre a angústia da menina e a reação intempestiva da mãe. relação conflituosa entre o trabalho doméstico e a emancipação feminina. representação de estigmas sociais modulados pela perspectiva da criança. expressão de dúvidas existenciais intensificadas pela percepção do abandono. O © ©


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