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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2021)Número Original: 6Código: 9237297

Segunda Fase - Primeiro Dia

Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2021
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Considere o texto a seguir para responder à questão. No Brasil, a educação a distância só estava autorizada para o ensino superior (de maneira completa ou até 40% dos cursos presenciais) e uma parte do ensino médio (até 30% da carga horária do período noturno e 20% do diurno). A legislação brasileira atual não permite que a educação infantil e o ensino fundamental sejam feitos por EAD. Porém, diante da emergência de saúde pública e da situação atípica na educação, diversas flexibilizações foram adotadas para que os alunos pudessem dar prosseguimento às aulas de maneira remota. Marcio Kowalski, professor do curso de Rádio, TV e Internet da Metodista, calcula que entre 30% e 50% dos seus alunos têm dificuldade para acompanhar o curso. Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo. “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”, brinca. |. Paz, “Desafios do ensino remoto na pandemia”. Adaptado a) Oqueo professor quis dizer ao proferir a frase “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”? b) No período “Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo”, explique o emprego da expressão sublinhada.


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Textos Científicos (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2012)Número Original: 19Código: 13487

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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No segundo parágrafo do fragmento apresentado, Todorov afirma que Todos os “métodos” são bons, desde que conti- nuem a ser meios, em vez de se tornarem fins em si mesmos. O autor defende, com essa afirmação, o argumento segundo o qual o verdadeiro valor de um método de análise literária (A) consiste em ser exato e perfeito, superior a todos os de- mais. (B) está em ser completo: quando terminar a análise, nada mais deve restar a explicar. (C) consiste em servir de instrumento adequado à análise e interpretação da obra. (D) reside no fato de que. depois de aplicado, deve ser substi- tuído por outro melhor. (E) é mostrar mais suas próprias virtudes que as da obra foca- lizada.


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     E     




2(UNESP- SP - 2012)Número Original: 17Código: 13488

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Ter como professores Shakespeare e Sófocles, Dostoievski e Proust não é tirar proveito de um ensino excepcional? Esta questão levantada por Todorov. no contexto do terceiro parágrafo, significa: (A) (B) (©) (D) (E) O conhecimento enciclopédico desses autores, manifesta- do em suas obras, equivale a um verdadeiro curso univer- sitário. Por se tratar de autores de nacionalidades e épocas dife- rentes, a leitura de suas obras traz conhecimentos impor- tantes sobre seus respectivos países. Esses autores escreveram com a intenção fundamental de passar ensinamentos para seus contemporâneos e a poste- ridade. A leitura das obras desses autores, que focalizam admi- ravelmente o homem e o humano, seria de excepcional utilidade para os estudantes de relações humanas. A leitura desses autores não acrescenta nada de excepcio- nal ao ensino.


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     E     




3(UNESP- SP - 2012)Número Original: 16Código: 13494

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Observe as seguintes opiniões referentes ao ensino de litera- tura. I O estudo de obras literárias na escola tem como objetivo fundamental ensinar os fundamentos da Linguística. II. A análise das obras feita na escola deve levar o estudante a ter acesso ao sentido dessas obras. III. O objetivo do ensino da literatura na escola não é formar teóricos da literatura. IV. De nada adianta a leitura das obras literárias sem a prévia fundamentação das teorias literárias. Das quatro opiniões, as que se enquadram na argumentação manifestada por Todorov em seu texto estão contidas apenas em: (A) Tell (B) Ie Ill. (C) Well (D) Le. (E) I, Welv.


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4(PUC-CAMPINAS - 2016)Número Original: 4Código: 6884807

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
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Análise cuidadosa dos textos evidencia: (A) (B) (C) (D) (E) I e II constituem aconselhamento sobre técnicas de linguagem; em I, o interlocutor almejado por Polito é um orador fisicamente diante de um público, em II, somente se admite que o interlocutor al- mejado pelos autores seja o que se expressa por escrito. considerando “discurso* como argumentação; “ora- dor”, aquele que a apresenta; e “auditório”, aqueles a quem ela se dirige, I e II pretendem atingir a todos que, se propondo a utilizar a linguagem na tarefa de convencer, nas mais cotidianas ou especializadas situações, buscam tirar proveito dos modos de argumentar. os autores de I e II insistem na maneira pela qual um orador, ao defender uma ideia, deve efetuar a comunicação para que seja não só bem sucedido, mas também reconhecido como autoridade no tema a que se dedica. I e II manifestam o entendimento dos autores de que é em função do perfil do público-alvo que um orador/escritor deve pensar e desenvolver a apresentação de suas ideias, pois estruturas argu- mentativas nada pesam no processo de conven- cimento. I e II detalham as situações em que um mesmo recurso argumentativo pode ser usado e que caute- las devem ser tomadas para que se consiga influen- ciar o comportamento dos interlocutores, sempre com o objetivo de atingir consenso.


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     D     
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5(ENEM- BR - 2009)Número Original: 131Código: 3883

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos) Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Compare os textos | e Il a seguir, que tratam de aspectos ligados a variedades da língua portuguesa no mundo e no Bra Texto | Acompanhando os navegadores, colonizadores e comerciantes portugueses em todas as suas incríveis viagens, a partir do século XV, o português se transformou na língua de um império. Nesse processo, entrou em contato — forçado, o mais das vezes; amigável, em alguns casos — com as mais diversas linguas, passando por processos de variação e de mudança linguística. Assim, contar a história do português do Brasil é mergulhar na sua história colonial e de país independente, já que as linguas não são mecanismos desgarrados dos povos que as utilizam. Nesse cenário, são muitos os aspectos da estrutura linguística que não só expressam a diferença entre Portugal e Brasil como também definem, no Brasil, diferenças regionais e sociais PAGOTTO. E. P. Linguas do Brasil. Disponível em: htp:lcienciaeculura bvs br. “Acesso em: 5 jul. 2008 (adaptado) Texto Il Barbarismo é vício que se comete na escritura de cada uma das partes da construção ou na pronunciação. E em nenhuma parte da Terra se comete mais essa figura da pronunciação que nestes reinos, por causa das muitas nações que trouxemos ao jugo do nosso serviço. Porque bem como os Gregos e Romanos haviam por bárbaras todas as outras nações estranhas a eles, por não poderem formar sua linguagem, assim nós podemos dizer que as nações de África, Guiné, Ásia, Brasil barbarizam quando querem imitar a nossa BARROS, 3. Gramática da Iingua portuguesa. Porto: Porto Editora, 1957 (adaptado) Os textos abordam o contato da língua portuguesa com outras línguas e processos de variação e de mudança decorridos desse contato. Da comparação entre os textos, conclui-se que a posição de João de Barros (Texto Il), em relação aos usos sociais da linguagem, revela O atitude crítica do autor quanto à gramática que as nações a serviço de Portugal possuíam e, ao mesmo tempo, de benevolência quanto ao conhecimento que os povos tinham de suas línguas. © atitude preconceituosa relativa a vícios culturais das nações sob domínio português, dado o interesse dos falantes dessa linguas em copiar a lingua do império, o que implicou a falência do idioma falado em Portugal. © o desejo de conservar, em Portugal, as estruturas da variante padrão da lingua grega — em oposição às consideradas bárbaras —, em vista da necessidade de preservação do padrão de correção dessa lingua à época O adesão à concepção de língua como entidade homogênea e invariável, e negação da ideia de que a língua portuguesa pertence a outros povos. O atitude crítica, que se estende à própria lingua portuguesa, por se tratar de sistema que não disporia de elementos necessários para a plena inserção sociocultural de falantes não nativos do português.


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