(Rodolfo Amoedo. O último tamoio, 1883.
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.)
A tela de Rodolfo Amoedo mostra a morte de Aimberé, lider
da Confederação dos Tamoios (1554-1567), revolta indígena
contra a escravização. A pintura foi realizada mais de três sé-
culos depois e pode ser entendida como um esforço de
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representação do sacrifício de indígenas e do acolhimento
e proteção que os religiosos teriam dado aos nativos du-
rante o período colonial.
denúncia do genocídio indígena durante a fase colonial,
responsabilizando a Igreja Católica por ter colaborado
com a Coroa portuguesa.
construção de um passado heroico para o Brasil, associan-
do o índio a um bom selvagem, corrompido posteriormen-
te pela religião católica.
recuperação do período pré-cabralino e apontamento da
necessidade de valorização das formas de solidariedade
então existentes no Brasil.
exposição dos confrontos entre religiosos e índios, que fo-
ram constantes e violentos durante todo o período colonial.