Não somente os tipos das canções de sucesso, os astros,
as novelas ressurgem ciclicamente como invariantes fixos,
‘mas o conteúdo específico do espetáculo só varia na aparên-
cia. O fracasso temporário do herói, que ele sabe suportar
como bom esportista que é; a boa palmada que a namorada
recebe da mão forte do astro, são, como todos os detalhes,
clichês prontos para serem empregados arbitrariamente
aqui e ali e completamente definidos pela finalidade que lhes
cabe no esquema. Desde o começo do filme já se sabe como
ele termina, quem é recompensado, e, ao escutar a música
ligeira, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os
primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do
tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto. O
número médio de palavras é algo em que não se pode mexer:
Sua produção é administrada por especialistas, e sua peque-
na diversidade permite reparti-las facilmente no escritório.
(Theodor W. Adorno e Max Horkheimer.
A indústria cultural como mistificação das massas.
Ta: Dialética do esclarecimento, 1947. Adaptado )
O tema abordado pelo texto refere-se
(A) ao conteúdo intelectualmente complexo das produções
culturais de massa
(B) à hegemonia da cultura americana nos meios de comu-
nicação de massa.
(C) ao monopólio da informação e da cultura por ministérios
estatais.
(D) ao aspecto positivo da democratização da cultura na so-
ciedade de consumo.
(E) aos procedimentos de transformação da cultura em meio
de entretenimento.