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1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- aa - 2016)Número Original: 34Código: 6623703

Verão - Segundo Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
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Leia o poema Momento num café, de Manuel Bandei- ra, e analise as afirmações que seguem, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso) Quando o enterro passou Os homens que se achavam no café Tiraram o chapéu maquinalmente Saudavam o morto distraídos Estavam todos voltados para a vida Absortos na vida Confiantes na vida. Um no entanto se descobriu num gesto largo e [demorado Olhando o esquife longamente Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem [finalidade Que a vida é traição E saudava a matéria que passava Liberta para sempre da alma extinta. (_) Entre as duas estrofes do poema, há uma rela- ção de oposição quanto a visões sobre a vida () Ouso de elementos cotidianos, por tras dos quais há uma revelação, é típico em Manuel Bandeira () Apesar de ser construído por versos livres, o ritmo do poema toma-se mais rápido a partir da segunda estrofe. ( ) Pode-se inferir, a partir da leitura do poema, que o elemento primordial, na visão do eu lírico, é a alma, não o corpo. (1) O poeta é um dos principais representantes da poesia da geração de 45, junto com João Cabral de Melo Neto. A sequência correta de preenchimento dos parênte- ses, de cima para baixo, é A) F-F-V-V-v B) F-V-F-F-V Cc) V-F-V-V-F D) V-V-F-F-Vv E) V-V-F-F-F


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2(PUC - RIO GRANDE DO SUL- aa - 2016)Número Original: 39Código: 6623704

Verão - Segundo Dia

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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
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Leia o poema As mortes sucessivas, de Adélia Prado, e analise as afirmativas. Quando minha irmã morreu eu chorei muito e me consolei depressa. Tinha um vestido novo e moitas no quintal onde eu ia existir Quando minha mãe morreu Me consolei mais lento. Tinha uma perturbação recém-achada: meus seios conformavam dois montículos e eu fiquei muito nua, cruzando os braços sobre eles é que eu chorava. Quando meu pai morreu Nunca mais me consolei Busquei retratos antigos, procurei conhecidos, parentes, que me lembrassem sua fala, seu modo de apertar os lábios e ter certeza. Reproduzi o encolhido do seu corpo em seu último sono e repeti as palavras. que ele disse quando toquei seus pés: “deixa, tá bom assim”. Quem me consolará desta lembrança? Meus seios se cumpriram e as moitas onde existo são pura sarça ardente de memória |. O poema apresenta um eu lírico que busca uma aprendizagem frente à morte. Il. As transformações do corpo do eu lírico evidenciam uma sucessão de perdas, enfrentadas desde a juventude. lll. Alembrança do pai é representada como ferida dolorosa que não tranquila o sentimento de falta. A(s) afirmativa(s) correta(s) é/s0 A) |, apenas. B) lil, apenas. C) lell, apenas. D) Ile Ill apenas. E) LA


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3(PUC - RIO GRANDE DO SUL- aa - 2016)Número Original: 33Código: 6623702

Verão - Segundo Dia

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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
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Leia o poema A meu pai morto, de Augusto dos Anjos, e analise as afirmativas. Podre meu Pail A Morte o olhar lhe vidra. Em seus lábios que os meus lábios osculam Microrganismos fúnebres pululam Numa fermentação gorda de cidra. Duras leis as que os homens e a hórrida hidra A uma só lei biológica vinculam, E a marcha das moléculas regulam, Com a invariabilidade da clepsidral. Podre meu Pail E a mão que enchi de beijos Roida toda de bichos, como os queijos Sobre a mesa de orgíacos festins! Amo meu Pai na atômica desordem Entre as bocas necrófagas que o mordem E a terra infecta que lhe cobre os rins! | As estrofes que começam por “Podre meu Pail” reiteram a ideia de que, por tras da Morte, ha a presença de bichos e microrganismos cuja função é servir à lei biológica, que conduz todo ser vivo ao seu fim e à dissolução. IL. O poema, por serum soneto, contrasta com a pro- dução de Augusto dos Anjos, em geral marcada pela presença de versos livres e pela renovação formal 1. O uso de vocabulário científico, transformado em linguagem poética pelo autor, é percebido na poesia de Augusto dos Anjos. A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são A) |, apenas B) Il, apenas. C) tell, apenas D) Ile Ill apenas E) | llelll


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4(PUC - RIO GRANDE DO SUL- aa - 2016)Número Original: 35Código: 6623700

Verão - Segundo Dia

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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
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Leia o trecho a seguir, retirado da obra Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, e compare-o com o quadro Os retirantes, de Candido Portinari — Desde que estou retirando só a morte vejo ativa, só a morte deparei e às vezes até festiva; só a morte tem encontrado quem pensava encontrar vida, e o pouco que não foi morte foi de vida severina Todas as alternativas apresentam afirmações corretas, EXCETO; A) Severino serve de metonimia para retirantes, tema que é referido tanto no poema quanto no título do quadro. B) O tom sombrio do quadro revela o tema da morte a partir de elementos como o aspecto físico dos persona- gens, a aridez em volta e os pássaros negros que os acompanham. C) O tratamento social conferido aos temas da seca, da fome e da morte é recorrente em romances, poemas, quadros e filmes brasileiros a partir do anos 30. D) No poema, há a oposição constante entre vida e morte, o que vai de encontro à temática abordada no quadro, já que, na representação da família, as crianças mostram que a vida é mais forte do que a morte E) Avida severina aparece como um contraponto à morte, embora não seja necessariamente mais positiva do que ela.


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5(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2010)Número Original: 40Código: 20858

Verão

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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
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“— Quem eu sou? na verdade fora difícil dizê-lo: corri muito mundo, a cada instante mudando de nome e de vida. Fui poeta e como poeta cantei. Fui soldado e banhei minha fronte juvenil nos últimos raios de sol da águia de Waterloo. Apertei ao fogo da batalha a mão do homem do século. Bebi numa taverna com Bocage — o português, ajoelhei-me na Itália sobre o túmulo de Dante e fui à Grécia para sonhar como Byron naquele túmulo das glórias do passado. — Quem eu sou? Fui um poeta aos vinte anos, um libertino aos trinta, sou um vagabundo sem pátria e sem crenças aos quarenta. Sentei-me à sombra de todos os sóis, beijei lábios de mulheres de todos os países; e de todo esse peregri- nar, só trouxe duas lembranças — um amor de mulher que morreu nos meus braços na primeira noite de embriaguez e de febre — e uma agonia de poeta... Dela tenho uma rosa murcha e a fita que prendia seus cabelos. Dele olhai O velho tirou de um bolso um embrulho: era um lenço vermelho o invólucro; desataram-no: dentro estava uma caveira.” O trecho selecionado recupera a fala de um velho que interrompe a história, contada pelo jovem Bertram, um dos rapazes presentes na Taverna. As palavras dessa personagem expressam, nas entrelinhas, A) a confissão do arrependimento pela vida errante do passado e o desejo de um cotidiano mais regrado. B) a descrição de cada um dos lugares por onde passou e viveu. C) a indignação frente à miséria e às injustiças presenciadas em todos os lugares visitados. D) a dificuldade de mostrar-se diante da plateia que escutava a narrativa de Bertram, o segundo, naquela noite, a relatar sua trágica história. E) o sofrimento de um amante e poeta que, durante toda a sua peregrinação, não conseguiu realizar-se como Homem.


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