Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Textos Científicos (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP - 2021)Número Original: 6Código: 9237297

Segunda Fase - Primeiro Dia

Textos Científicos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2021
Exibir texto da questão

Considere o texto a seguir para responder à questão. No Brasil, a educação a distância só estava autorizada para o ensino superior (de maneira completa ou até 40% dos cursos presenciais) e uma parte do ensino médio (até 30% da carga horária do período noturno e 20% do diurno). A legislação brasileira atual não permite que a educação infantil e o ensino fundamental sejam feitos por EAD. Porém, diante da emergência de saúde pública e da situação atípica na educação, diversas flexibilizações foram adotadas para que os alunos pudessem dar prosseguimento às aulas de maneira remota. Marcio Kowalski, professor do curso de Rádio, TV e Internet da Metodista, calcula que entre 30% e 50% dos seus alunos têm dificuldade para acompanhar o curso. Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo. “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”, brinca. |. Paz, “Desafios do ensino remoto na pandemia”. Adaptado a) Oqueo professor quis dizer ao proferir a frase “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”? b) No período “Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo”, explique o emprego da expressão sublinhada.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP- SP - 2012)Número Original: 19Código: 13487

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

No segundo parágrafo do fragmento apresentado, Todorov afirma que Todos os “métodos” são bons, desde que conti- nuem a ser meios, em vez de se tornarem fins em si mesmos. O autor defende, com essa afirmação, o argumento segundo o qual o verdadeiro valor de um método de análise literária (A) consiste em ser exato e perfeito, superior a todos os de- mais. (B) está em ser completo: quando terminar a análise, nada mais deve restar a explicar. (C) consiste em servir de instrumento adequado à análise e interpretação da obra. (D) reside no fato de que. depois de aplicado, deve ser substi- tuído por outro melhor. (E) é mostrar mais suas próprias virtudes que as da obra foca- lizada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP- SP - 2012)Número Original: 17Código: 13488

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Ter como professores Shakespeare e Sófocles, Dostoievski e Proust não é tirar proveito de um ensino excepcional? Esta questão levantada por Todorov. no contexto do terceiro parágrafo, significa: (A) (B) (©) (D) (E) O conhecimento enciclopédico desses autores, manifesta- do em suas obras, equivale a um verdadeiro curso univer- sitário. Por se tratar de autores de nacionalidades e épocas dife- rentes, a leitura de suas obras traz conhecimentos impor- tantes sobre seus respectivos países. Esses autores escreveram com a intenção fundamental de passar ensinamentos para seus contemporâneos e a poste- ridade. A leitura das obras desses autores, que focalizam admi- ravelmente o homem e o humano, seria de excepcional utilidade para os estudantes de relações humanas. A leitura desses autores não acrescenta nada de excepcio- nal ao ensino.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP- SP - 2012)Número Original: 16Código: 13494

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Observe as seguintes opiniões referentes ao ensino de litera- tura. I O estudo de obras literárias na escola tem como objetivo fundamental ensinar os fundamentos da Linguística. II. A análise das obras feita na escola deve levar o estudante a ter acesso ao sentido dessas obras. III. O objetivo do ensino da literatura na escola não é formar teóricos da literatura. IV. De nada adianta a leitura das obras literárias sem a prévia fundamentação das teorias literárias. Das quatro opiniões, as que se enquadram na argumentação manifestada por Todorov em seu texto estão contidas apenas em: (A) Tell (B) Ie Ill. (C) Well (D) Le. (E) I, Welv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(PUC-CAMPINAS - 2016)Número Original: 4Código: 6884807

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Textos Científicos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
Exibir texto da questão

Análise cuidadosa dos textos evidencia: (A) (B) (C) (D) (E) I e II constituem aconselhamento sobre técnicas de linguagem; em I, o interlocutor almejado por Polito é um orador fisicamente diante de um público, em II, somente se admite que o interlocutor al- mejado pelos autores seja o que se expressa por escrito. considerando “discurso* como argumentação; “ora- dor”, aquele que a apresenta; e “auditório”, aqueles a quem ela se dirige, I e II pretendem atingir a todos que, se propondo a utilizar a linguagem na tarefa de convencer, nas mais cotidianas ou especializadas situações, buscam tirar proveito dos modos de argumentar. os autores de I e II insistem na maneira pela qual um orador, ao defender uma ideia, deve efetuar a comunicação para que seja não só bem sucedido, mas também reconhecido como autoridade no tema a que se dedica. I e II manifestam o entendimento dos autores de que é em função do perfil do público-alvo que um orador/escritor deve pensar e desenvolver a apresentação de suas ideias, pois estruturas argu- mentativas nada pesam no processo de conven- cimento. I e II detalham as situações em que um mesmo recurso argumentativo pode ser usado e que caute- las devem ser tomadas para que se consiga influen- ciar o comportamento dos interlocutores, sempre com o objetivo de atingir consenso.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?