10.
11.
12.
O verbo matar (linha 7) tem variadas
acepções além daquela que foi empregada no texto.
Na coluna I, estão enunciados construídos com o
verbo matar em algumas de suas significações. Na
coluna II, estão essas significações. Relacione as
duas colunas numerando a segunda de acordo com
a primeira.
Coluna I
“Esses desocupados
matam o tempo
jogando porrinha”
(linhas 7-8 do texto)
Ele foi preso porque
matou o ladrão que lhe
invadiu a casa.
Ela me trouxe cinco
charadas, que matei
em um piscar de olhos.
A desnutrição causada
pela fome mata milhões
de pessoas na Africa.
Os desmandos das
autoridades podem
matar as pequenas
empresas,
A má tradução mata
livros que, em sua
versão original, são
verdadeiras obras
primas.
A palavra mata mais
que o ato.
A traição mata o amor
mais rápido do que um
tiro certeiro.
A exagerada disciplina
do Exército o matava.
Ela só matava a fome
la em casa.
Os tios se mataram
para ver o rapaz
formado.
O craque matou a bola
no peito e, em seguida,
fez belíssimo gol.
()
()
Coluna II
Levar à
exaustão, ao
esgotamento.
Fazer algo
sem apuro
ou cuidado.
Saciar-se.
Causar
grande
prejuizo;
arruinar.
Resolver,
adivinhar,
decifrar.
Deixar O
tempo
passar.
Sacrificar-se,
fazer tudo
por alguém.
Tirar a vida
de alguém,
assassinar.
Contribuir
para que algo
ou alguém
morra; levar
a morte.
Causar
sofrimento a;
mortificar,
afligir, ferir.
No futebol,
amortecer o
impacto da
bola a fim de
dominá-la.
Fazer
desaparecer,
extinguir.
Está correta, de cima para baixo, a sequência
seguinte:
9,10, 6,1, 11, 2, 4, 7, 8, 5, 3, 12.
9,3, 6,11, 10, 1,4, 7, 12, 2, 5, 8.
9,3, 5, 7,12, 10, 8, 2, 11, 1, 4, 6.
9,6, 10, 5, 3,1, 11, 2, 4, 7, 12, 8.
A)
B)
C)
D)