Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UECE - Conjunções Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Conjunções
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UECE - 2015)Número Original: 4Código: 7864552

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Conjunções
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UECE 2015
Questão de Vestibular - UECE 2015
Exibir texto da questão

O primeiro enunciado do texto “Não, nunca me acontecem milagres” (linha 1) tem algumas peculiaridades. Assinale a alternativa correta em relação a esse enunciado. A) B) C) D) O emprego do advérbio “não” no início do enunciado é textualmente irrelevante. Ele poderia ocupar qualquer lugar no enunciado sem que houvesse alteração em nenhum nível do texto. Há nele uma dupla negativa, muito característica da lingua popular, mas só na modalidade escrita. Reescrito, o enunciado poderia ficar assim: Não me acontecem milagres nunca. Dessa maneira, efetua-se a separação dos dois elementos negativos. Essa nova estrutura prejudica a compreensão das ideias do texto. Na reescritura — Não, milagres nunca me acontecem —, o sujeito do enunciado ocupa a posição canônica, isto é, a mais usada. Essa mudança altera a expressividade e a impressividade da frase.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UECE - 2018)Número Original: 9Código: 7854745

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Conjunções
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
Exibir texto da questão

Sobre o uso dos conectivos oracionais e os seus respectivos valores semânticos na crônica, é correto dizer que A) B) C) D) no período “[...] (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão)” (linhas 11-12) hã, entre as orações, uma ideia de adição. no enunciado “Cada dia uma Aspirina, previne infarto” (linha 13), embora falte um conectivo entre as orações, percebe-se claramente o sentido de conclusão entre elas. em “E já que vou, levo um jornal...” (linhas 81- 82), o conectivo “já que” poderia ser perfeitamente substituído por “uma vez que”, indicando uma relação sintático-semântico de causa entre as orações. no trecho “Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.” (linhas 36-40) o período introduzido pelo conectivo “porque” mantém com as orações anteriores uma relação de finalidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UECE - 2015)Número Original: 13Código: 7853893

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Conjunções
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UECE 2015
Questão de Vestibular - UECE 2015
Exibir texto da questão

“Esses desocupados matam o tempo jogando porrinha, ou lendo os jornais velhos que mamae amontoa num canto, sentados nos degraus do escadote com que ela alcança as prateleiras altas. “ (linhas 7-11) Escreva V quando o que se disser do excerto for verdadeiro, e F quando for falso. () () () () Quando se lê o enunciado transcrito, não fica bem clara a relação sintática da oração “sentados nos degraus do escadote...” com os outros termos do enunciado: se ela se liga a “esses desocupados”, ou a “os jornais velhos que mamãe amontoa num canto”. A esse tipo de relação, que confunde o leitor, chama-se ambiguidade semântica. A vírgula usada depois do substantivo “canto” não diminui a confusão que ocorre no trecho. Somente o conhecimento dos traços semânticos (ou de significação) dos substantivos “desocupados” e “jornais” pode esclarecer o verdadeiro sentido do enunciado. Poder-se-ia reestruturar o enunciado de modo a eliminar esse problema: Sentados nos degraus do escadote com que mamãe alcança as prateleiras altas, esses desocupados matam o tempo jogando porrinha, ou lendo os jornais velhos que ela amontoa num canto. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: A) FF VV. B) V,V, F, F. C) F,V, V, F. D) V,F,F, V.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UECE - 2016)Número Original: 3Código: 7862703

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Conjunções Sintaxe
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UECE 2016
Questão de Vestibular - UECE 2016
Exibir texto da questão

Lygia emprega uma metáfora para expressar o seu descuido em não calcular as consequências de suas ações referentes as escolhas literárias. Essa metáfora é construída A) B) C) D) pelo vocabulo francés “Gauche” (linha 12), desajeitado. pelo adjetivo portugués “pedante” (linha 12). pelo vocabulo portugués “cipos” (linha 8), nome dado as plantas sarmentosas. pela expressão portuguesa “minha ficção” (linha 11).


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UECE - 2015)Número Original: 12Código: 7853899

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Conjunções Sintaxe
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UECE 2015
Questão de Vestibular - UECE 2015
Exibir texto da questão

10. 11. 12. O verbo matar (linha 7) tem variadas acepções além daquela que foi empregada no texto. Na coluna I, estão enunciados construídos com o verbo matar em algumas de suas significações. Na coluna II, estão essas significações. Relacione as duas colunas numerando a segunda de acordo com a primeira. Coluna I “Esses desocupados matam o tempo jogando porrinha” (linhas 7-8 do texto) Ele foi preso porque matou o ladrão que lhe invadiu a casa. Ela me trouxe cinco charadas, que matei em um piscar de olhos. A desnutrição causada pela fome mata milhões de pessoas na Africa. Os desmandos das autoridades podem matar as pequenas empresas, A má tradução mata livros que, em sua versão original, são verdadeiras obras primas. A palavra mata mais que o ato. A traição mata o amor mais rápido do que um tiro certeiro. A exagerada disciplina do Exército o matava. Ela só matava a fome la em casa. Os tios se mataram para ver o rapaz formado. O craque matou a bola no peito e, em seguida, fez belíssimo gol. () () Coluna II Levar à exaustão, ao esgotamento. Fazer algo sem apuro ou cuidado. Saciar-se. Causar grande prejuizo; arruinar. Resolver, adivinhar, decifrar. Deixar O tempo passar. Sacrificar-se, fazer tudo por alguém. Tirar a vida de alguém, assassinar. Contribuir para que algo ou alguém morra; levar a morte. Causar sofrimento a; mortificar, afligir, ferir. No futebol, amortecer o impacto da bola a fim de dominá-la. Fazer desaparecer, extinguir. Está correta, de cima para baixo, a sequência seguinte: 9,10, 6,1, 11, 2, 4, 7, 8, 5, 3, 12. 9,3, 6,11, 10, 1,4, 7, 12, 2, 5, 8. 9,3, 5, 7,12, 10, 8, 2, 11, 1, 4, 6. 9,6, 10, 5, 3,1, 11, 2, 4, 7, 12, 8. A) B) C) D)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?