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1(UEL - 2024)Número Original: 47Código: 14137876

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Reações Químicas Mistura de Soluções
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Questão de Vestibular - UEL 2024
Questão de Vestibular - UEL 2024

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2(UEL - 2023)Número Original: 22Código: 12907345

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Reações Químicas
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Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
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A alquimia, conhecida desde a Idade Média como uma prá- tica experimental, combinava princípios de campos de co- nhecimentos como Física, Química, Metalurgia, Filosofia, Medicina, Arte, com magia e religião, visando promover transformações da matéria. A alquimia não é conhecida como Química, mas seu foco na manipulação de substân- cias naturais não é tão diferente dos propósitos da Qui- mica moderna, diferenciando-se marcadamente pela forma de conceituar e registrar suas práticas. Alguns experimen- tos feitos pelos alquimistas e replicados pela Química para obtenção de Hg(l), a partir de HgS(s), estão representados, a seguir, pelas equações químicas. ¢ HgS(s) + 2Cu(s) — CusS(s) + Hg(l) (1) — formação de Hg metálico na presença de ácido acético 6% ao misturar manualmente HgS e Cu em pó. HgS(s) + O2(g) — SO2(g) + Hg(I) (2) — formagao de Hg metalico sob aquecimento. HgS(s) + Fe(s) — FeS(s) + Hg(l) (3) — formação de Hg metálico sob aquecimento ao colocar em contato HgS com Fe em pó. 2HgS(s) + NasCOs(s) — NasS(s) + CO>(9) + SO(g) + 2Hg(l) (4) — formação de Hg metálico sob leve aque- cimento ao colocar em contato HgS com Nas COs em sistema fechado. Dados: Fe2+ +2e— =Fe°E°=-0,44V KpsdoFeS =4,0 x 10712 Cut +e =Cu° E° =+0,52V Kps do HgS = 1,6 x 10-54 Hg2+ + 2e— = Hg? E° = + 0,85 V Com base nas equações químicas e nos conhecimentos so- bre reações químicas e misturas, assinale a alternativa cor- reta. a) Em todas as equações, as espécies químicas que reagem com HgsS são reagentes limitantes. b) O HgsS possui maior solubilidade em água que o Fes. c) Na equação química (1), se o tamanho das partículas de Cu for reduzido, haverá maior rendimento reacional. d) As equações químicas (1) e (3) ocorrem espontaneamente e, na equação (3), a temperatura aumenta a velocidade da reação. e) A obtenção de Hgf(l), a partir das equações químicas (2), (3) e (4), pode ser realizada por destilação fracionada sob elevada pressão.


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3(UEL - 2023)Número Original: 4Código: 13048767

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos - Química

Reações Químicas
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Questão de Vestibular - UEL 2023
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O estômago humano é um ambiente hostil para a sobrevivência da maioria dos microrganismos, devido à alta acidez do suco gástrico, composto essencialmente por ácido clorídrico (HC£) dissociado no meio aquoso. En- tretanto, a bactéria Helicobacter pylori é capaz de reduzir essa acidez (através da ação de uma enzima), ao transformar ureia (CH,N5,0) em amônia (NHs) e gás carbônico (CO,), usando água presente no meio. Essa rea- ção favorece a multiplicação da bactéria, que pode provocar gastrites e úlceras. Com base nessas informações, responda aos itens a seguir. a) Escreva a equação balanceada da reação promovida pela bactéria e considere o balanceamento para indi- car quantos mols de amônia seriam formados para o consumo de 3 mols de ureia. b) A amônia (NHs) formada nesse processo reage com íons presentes no suco gástrico, gerando cátion amô- nio (NH? ), o que leva à alteração do pH do meio e permite a colonização do estômago pela bactéria. Classifique o comportamento da amônia nessa reação e justifique sua resposta apresentando os argumen- tos, de acordo com a teoria de ácidos e bases de Bronsted-Lowry.


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4(UEL - 2018)Número Original: 4Código: 9457558

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Reações Químicas
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Questão de Vestibular - UEL 2018
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Reparando bem, descobria outras diferenças. O escudo da escola, por exemplo, que eu trazia colado no bolsinho esquerdo do uniforme, na blusa dele era no direito. Para testar, coloco a mão direita espalmada sobre o espelho. Como era de esperar, ele ao mesmo tempo vem com a sua mão esquerda, encostando-a na minha. Sorrio para ele e ele para mim. Mais do que nunca me vem a sensação de que é alguém idêntico a mim que está ali dentro do espelho, se divertindo em me imitar. Chego a ter a impressão de sentir o calor da palma da mão dele contra a minha. Fico sério, a imaginar o que aconteceria se isso fosse verdade. Quando volto a olhá-lo no rosto, vejo assombrado que ele continua a sorrir. Como, se agora estou absolutamente sério? Um calafrio me corre pela espinha, arrepiando a pele: há alguém vivo dentro do espelho! Um outro eu, o meu duplo, realmente existe! (SABINO, F. O menino no espelho. Rio de Janeiro: Record, 2008. p.68) O texto retrata, entre outros sentimentos, o conflito do protagonista para classificar a entidade mágica proveni- ente do espelho como uma duplicação dele ou como alguém diferente, embora muito parecido com ele mesmo. De forma análoga, a distinção entre certos pares de arranjos moleculares pode ser bastante sutil. B' O primeiro par de representações de estruturas químicas da figura, por exemplo, corresponde a duas substân- cias diferentes, a S-linalol (A) e o R-linalol (A). Ambas podem ser encontradas como componentes de óleos de certas plantas. Já no segundo caso, as representações se referem as duas unidades da mesma substância química, o mirceno (componente do lúpulo). Por que A e A' representam substâncias diferentes e Be B' não? Explique, empregando argumentos e conceitos que envolvam a descrição das estruturas de compostos de carbono.


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5(UEL - 2016)Número Original: 2Código: 9436385

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Reações Químicas
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Questão de Vestibular - UEL 2016
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O conhecimento sobre cálculos estequiométricos é de grande importância nos diferentes campos de atuação da Química. Um cálculo realizado erroneamente pode não impactar financeiramente quando reações químicas são realizadas em escala laboratorial. Porém, quando reações em escala industrial são realizadas com erros es- tequiométricos, prejuízos financeiros podem ser irreparáveis para a indústria. A indústria farmacêutica explora reações químicas para a formulação de fármacos, como o paracetamol (acetaminofeno), pertencente a classe dos analgésicos e antipiréticos. Sobre a síntese do paracetamol e com base nos conhecimentos sobre cálculos estequiométricos, responda aos itens a seguir. a) O paracetamol pode ser obtido pela reação entre p-aminofenol e anidrido acético. Escreva a equação química global, ilustrando a fórmula estrutural dos reagentes e produtos, sabendo-se que a formula molecular do acetaminofeno é CsH505N. b) A indústria farmacêutica realiza constantes testes para detectar a presença de p-aminofenol em formula- ções farmacêuticas contendo o paracetamol como princípio ativo. A presença do p-aminofenol deve ser evitada, tendo em vista seu caráter tóxico, e pode ser resultado do excesso de reagente na síntese e/ou da decomposição do paracetamol na formulação farmacêutica. Considerando que uma formulação de paracetamol contém 1 kg desse princípio ativo, que as massas mo- lares são H = 1,09, O = 16,0 g, C = 12,0 9, N = 14,0 g e supondo que a decomposição seja de 1% em massa do paracetamol, determine a massa, em gramas, de p-aminofenol na formulação proveniente da decomposição.


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